Você já parou para pensar no que as pessoas falam sobre você quando não está na sala?
Talvez sejam coisas como “Ele é o tipo de líder que vale a pena seguir” ou “Como pessoa ele é ótimo, mas como líder, deixa a desejar”, ou ainda “Ele não é um bom líder”.
Todos sabemos que a liderança é um fardo bastante exigente e, para carregá-lo, é preciso muita disposição e amor pelo trabalho.
Não adianta nada ficar tentando adivinhar o que as pessoas falam a respeito da sua liderança por suas costas. Só propusemos esse exercício para você considerar que, talvez, o que elas falam não é positivo justamente porque você falha em alguns pontos.
Falhar é humano, e não estamos aqui para te julgar. Mas, se você chegou até este artigo é porque está buscando melhorar como líder.
Nós vamos te ajudar nesta árdua tarefa. Fique conosco até o final deste texto, pois vamos te conduzir por um caminho de autoconhecimento e evolução da sua liderança.
Bora destravar sua liderança?
Por que é importante saber qual tipo de líder você é?
Descobrir qual seu tipo de líder é o primeiro passo para uma evolução que toca as duas áreas centrais da nossa vida: a pessoal e profissional.
Sua liderança é reflexo de quem você é como pessoa. Ao melhorar sua postura como líder junto aos seus liderados, os impactos também serão sentidos junto aos seus familiares e amigos.
Na realidade da empresa, o líder é capaz de motivar ou desmotivar. A depender das características da personalidade de quem lidera, a produtividade é influenciada positiva ou negativamente.
E não estamos tirando isso da nossa cabeça, não. Uma reportagem do G1 revelou que nada mais, nada menos que 80% dos profissionais que pedem demissão não o fazem para trocar de emprego, mas sim para trocar de chefe.
Maus líderes afetam diretamente a empresa.
Existe um tipo de liderança melhor?
Quando falamos de tipo de líder, estamos falando de arquétipos que traduzem o comportamento real das pessoas. E as pessoas são sempre imperfeitas.
Isso significa que não há um tipo de líder melhor, mas sim pessoas que, dentro de suas habilidades e características naturais ou adquiridas, precisam buscar evolução e desenvolvimento.
A primeira grande lição deste artigo, portanto, é a seguinte: em todo o conteúdo disponível a partir de agora, busque identificar como você pode melhorar.
Uma tentação comum ao estar diante dessas informações é ficar aplicando as categorizações abaixo a conhecidos e outros líderes. Antes, porém, de pensar no cisco que está no olho do outro, é importante notar a trave que está no seu.
Os 4 tipos de líder, segundo Harvard
Um estudo publicado em 2017 na revista Harvard Business Review, conduzido pelas acadêmicas Suzanne M. Johnson Vickberg e Kim Christfort, mostrou que existem quatro tipos de líderes presentes nas organizações: pioneiros, condutores, conciliadores e guardiões.
Embora todos esses tipos estejam presentes, os dados apontados na revista deram conta de que a maioria daqueles que exercem lideranças nas empresas são do tipo “pioneiro” (36%), enquanto somente 17% são do tipo “conciliador”.
Isso dá a entender que, de alguma maneira, pessoas do primeiro estilo citado acabam se destacando com maior facilidade para cargos de liderança.
A seguir, vamos explorar os quatro tipos de líderes presentes nas organizações, seus pontos positivos e, naturalmente, negativos. Confira:
>> Pioneiros
O pioneiro é um tipo de líder que consegue reunir as pessoas ao seu redor com facilidade. Comumente o chamamos de “líder nato”, pois conta com uma energia fora do comum que consegue despertar ideias e talentos na equipe.
Gosta de seguir o instinto, o que por vezes o faz ignorar os dados. Foca no panorama, é criativo e idealista.
O risco para esse tipo de líder é não conseguir respeitar pessoas que vivem em um ritmo diferente do seu, mas que são de grande importância para a equipe, que são justamente as pessoas mais analíticas e reflexivas.
>> Condutores
O líder condutor está muito próximo do pioneiro no fator ação. Assim como o pioneiro gosta sempre de agir, o condutor o faz igualmente, mas com uma diferença: não gosta de agir sem ter as armas necessárias que, em seu caso, são os dados, a lógica e a estratégia.
Para o condutor não existe meio-termo: ou o liderado está no jogo, ou não está. Ou as coisas são feitas, ou não.
Buscar resultados e vencer. Essas são as palavras de ordem do condutor.
Para esse tipo de líder, a tentação é não saber respeitar intensidades diferentes das dele. Podem aparecer dificuldades de confiança nos liderados e, também, uma grande dificuldade de delegar tarefas.
>> Conciliadores
O líder conciliador está em um nível bem diferente do condutor e do pioneiro. Enquanto esses últimos focam nos resultados, o conciliador está de olho nas pessoas e em suas relações.
Esse tipo de líder preza pela união, por isso não é raro vê-lo organizando almoços, happy hours, confraternizações, aniversários, etc.
Extremamente diplomático, busca a todo instante o consenso nas situações e decisões.
Seu ponto crítico pode ser justamente a falta de pulso firme.
Na tentativa de agradar todos acaba por comprometer resultados ou, ainda, na espera pelo momento certo de chamar a atenção de um funcionário, o faz tarde demais quando as consequências já são maiores que no começo.
>> Guardiões
Por fim, o tipo de líder guardião é aquele em que a ordem e a disciplina são essenciais. Seus liderados são quase militarizados. Não querem abraçar o risco e cada decisão é pensada minuciosamente, sempre com ajuda dos dados.
Seu ponto crítico, no entanto, é a lentidão para tomar certas decisões que precisam de velocidade. Ao ponderar demais, acaba perdendo o timing.
Os elementos de uma liderança eficiente
Uma liderança eficiente é aquela que em primeiro lugar se conhece, mas também que consegue administrar seus pontos fortes e suas oportunidades de melhoria.
Um pioneiro, por exemplo, precisa buscar ouvir mais as pessoas ao seu redor e desacelerar o ritmo para acompanhar pessoas com outras características. Ao mesmo tempo, pode identificar formas de puxar aqueles liderados mais lentos.
Como melhorar a minha liderança e a liderança em minha empresa?
Para melhorar a liderança em sua empresa você talvez precise de uma ajuda profissional e capacitada.
A DESTRAVA é capaz de executar um programa de treinamento personalizado para desenvolver sua equipe, sobretudo identificando os pontos de melhoria individual e potenciando-os.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.