Entender as exigências da NR-1 Psicossocial tornou-se o passo mais importante para o RH neste início de ano. No entanto, o grande desafio é como unir o Janeiro Branco a essa obrigação técnica de forma estratégica. Atualmente, não basta apenas realizar campanhas; é preciso integrar a saúde mental ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
De fato, o grande desafio do RH é transformar palestras em dados que alimentem o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). Por esse motivo, preparamos este guia para você entender como unir o propósito da campanha à exigência técnica da norma.
A seguir, veja como integrar esses dois pilares. Boa leitura!
O que é a NR-1 Psicossocial?
A NR-1 Psicossocial não é uma norma isolada, mas sim a aplicação dos conceitos de Gerenciamento de Riscos aos fatores mentais e organizacionais. Certamente, a norma exige que a empresa identifique, avalie e controle riscos como estresse, sobrecarga e assédio.
Nesse sentido, o Janeiro Branco aparece como a oportunidade perfeita para iniciar essa coleta de percepções. Afinal, uma campanha bem estruturada é a porta de entrada para identificar onde estão os gargalos de saúde mental da operação.
Como integrar o Janeiro Branco à NR-1 Psicossocial?
Adotar uma postura estratégica permite que a empresa otimize recursos e tempo. Confira 3 passos para realizar essa integração:
1. 👂 Transforme palestras em Escuta Ativa
Em vez de apenas contratar um palestrante, promova workshops que gerem interação. Portanto, use esses momentos para ouvir os dilemas dos times. Esses relatos são a base para o seu inventário de riscos.
2. ✍️ Documente com foco em Evidências
Embora fotos da campanha sejam importantes, a fiscalização exige mais. Dessa forma, registre listas de presença, temas abordados e, principalmente, as sugestões de melhoria que surgiram durante as dinâmicas.
3. 🗓️ Use o Janeiro Branco como “Baseline”
Com efeito, utilize este mês para definir sua linha de base (o estado atual da empresa). Assim, nos próximos meses, você poderá medir se as ações de controle de riscos estão realmente funcionando.
Por que a gestão de riscos psicossociais é um diferencial?
Sem dúvida, empresas que superam a barreira do “teatro corporativo” e entregam uma NR-1 Psicossocial robusta colhem resultados claros:
- Segurança Jurídica: Proteção contra passivos trabalhistas e multas.
- Retenção de Talentos: Profissionais buscam ambientes onde a saúde mental é levada a sério.
- Dados para Decisão: O RH para de trabalhar no escuro e foca onde o problema realmente está.
Como a Destrava ajuda na sua conformidade com a NR-1 Psicossocial?
Assim como o Janeiro Branco busca dar uma “folha em branco” para a saúde mental, a Destrava entrega as ferramentas para você escrever essa nova história com precisão técnica.
Nós ajudamos o seu RH a dar o “check” na NR-1 Psicossocial através de experiências que não apenas conscientizam, mas extraem a realidade do campo. Nossos relatórios transformam o que foi discutido em dados prontos para o seu PGR.







